Depois do grande percurso arqueológico do dia anterior, esta etapa revelou uma Roma de outra escala. O caminho passou por mercados e ruas habitadas, aproximou diferentes épocas junto ao antigo Ghetto e atravessou o Tibre antes de subir até uma perspetiva mais ampla sobre a cidade.
Foi um dia construído sobretudo pela continuidade entre os lugares. Em vez de um único monumento dominante, encontrámos ambientes que se transformavam à medida que avançávamos.

A manhã em Campo de’ Fiori
Antes de chegarmos a Campo de’ Fiori, passámos pelo Largo di Torre Argentina, onde colunas, pavimentos e muros antigos ocupam uma área aberta no meio da cidade. Foi uma breve transição entre a Roma monumental dos dias anteriores e o carácter mais quotidiano que este percurso começava a assumir.
Em Campo de’ Fiori, a praça estava tomada pelo mercado. Sob os toldos alinhavam-se bancas, caixas e expositores, deixando apenas corredores estreitos para circular. O movimento fazia parte do lugar: vendedores e visitantes partilhavam um espaço que, fora das horas de mercado, voltaria a ter uma leitura muito diferente.
O mercado instalou-se nesta praça no século XIX e continua a ser uma das suas imagens mais reconhecíveis. Ainda assim, o interesse não estava em fazer um inventário do que se vendia, mas na forma como toda a atividade transformava a praça e lhe dava um ritmo próprio.



Depois das grandes fachadas, ruínas e interiores que tinham marcado os primeiros dias, Campo de’ Fiori mostrava um lado mais funcional do centro histórico. A cidade deixava de ser apenas cenário monumental e surgia também como lugar de comércio e de passagem diária.
Do Teatro di Marcello ao antigo Ghetto
O percurso continuou até à zona do Teatro di Marcello. A fachada curva, com duas ordens de arcadas antigas e edifícios construídos sobre a estrutura superior, fazia lembrar o Coliseu, mas numa escala mais contida. Inaugurado no final do século I a.C., o teatro ficou integrado na cidade posterior em vez de permanecer isolado dela.
À sua volta, os vestígios arqueológicos prolongavam-se entre construções medievais e edifícios mais recentes. Esta proximidade tornava especialmente visível a sobreposição de épocas: não havia uma fronteira clara entre o monumento antigo e o bairro que cresceu em redor.



Pouco adiante, o Pórtico de Otávia marcava a entrada numa área historicamente ligada ao Ghetto de Roma. Do vasto complexo reconstruído por Augusto e dedicado à sua irmã Otávia sobrevivem sobretudo estruturas da reconstrução realizada no início do século III. Entre os vestígios do pórtico e a cúpula da Grande Sinagoga, a presença da comunidade judaica tornava-se parte da paisagem urbana sem deixar de conviver com as camadas romanas e medievais.
Foi uma passagem exterior, feita entre monumentos e ruas próximas, sem transformar a zona num desvio separado do percurso. O que a distinguia era precisamente essa concentração de tempos e identidades num espaço tão compacto.
Pela Ilha Tiberina até Trastevere
Do antigo Ghetto aproximámo-nos do Tibre pela Ponte Fabricio. Construída em 62 a.C., é a ponte romana mais bem conservada da cidade e liga a margem esquerda à Ilha Tiberina. A inscrição com o nome de Lucius Fabricius permanece visível sobre um dos arcos, fixando na própria pedra a origem antiga da passagem.

A travessia introduziu uma pausa no tecido denso das ruas. De um lado e do outro da ilha, o rio abria vistas mais longas entre as margens, enquanto a Basílica de São Bartolomeu ocupava um dos principais espaços da Ilha Tiberina.


Já do outro lado do rio, entrámos em Trastevere. As grandes perspetivas desapareceram e deram lugar a ruas mais estreitas, fachadas de tons quentes, paredes marcadas pelo tempo e pequenos largos. O ambiente mudava sem precisar de uma atração isolada que o definisse.



O bairro apresentava uma escala mais próxima, construída pela sucessão de esquinas e por edifícios que raramente se deixavam ver de uma só vez. Depois da abertura do Tibre, voltávamos assim a um percurso feito ao nível da rua.
Santa Maria in Trastevere
Na Piazza di Santa Maria in Trastevere, entrámos na basílica que dá nome ao espaço. O interior organizava-se em três naves separadas por colunas antigas, conduzindo o olhar até à abside coberta por mosaicos dourados.
A configuração atual da basílica deve-se em grande parte à reconstrução do século XII. No interior, porém, diferentes períodos permanecem sobrepostos: colunas reutilizadas, pavimentos geométricos, mosaicos medievais e intervenções posteriores formam um conjunto mais complexo do que a clareza da nave central poderia sugerir à primeira vista.



O brilho dos mosaicos concentrava a luz na zona da abside, em contraste com a nave mais escura. Não era necessário identificar cada figura ou cada intervenção para perceber como a decoração transformava o espaço e reforçava o seu ponto focal.
Ao sair, o percurso começou a afastar-se das ruas baixas de Trastevere. A mudança seria gradual, mas conduziria ao último grande núcleo deste dia.
A cidade vista do Gianicolo
Na subida encontrámos a Fontana dell’Acqua Paola, o grande fontanone do Gianicolo. Construída no início do século XVII como mostra terminal do aqueduto Traiano-Paolo, a fonte ocupa uma posição elevada sobre a cidade. Cinco grandes arcos, colunas e uma longa inscrição compõem a fachada, rematada pelo brasão da família Borghese.

A partir desta zona, Roma voltava a abrir-se diante de nós. Depois das bancas de Campo de’ Fiori, das arcadas antigas junto ao Ghetto e das ruas fechadas de Trastevere, o panorama reunia telhados, cúpulas, árvores e monumentos numa única extensão.


Esta vista não anulava os contrastes do percurso; colocava-os à distância. Muitos dos lugares atravessados ao longo dos dias anteriores passavam a pertencer à mesma paisagem, ligados pela continuidade compacta da cidade.
Mais tarde, o caminho voltou a aproximar-se do Tibre. A Ilha Tiberina surgiu novamente entre os dois braços do rio, agora numa perspetiva mais ampla e com as pontes a ligarem as margens em redor.

O percurso terminava nesse regresso ao rio. De Campo de’ Fiori ao Gianicolo, Roma tinha-se revelado menos através de monumentos isolados do que pelas transições entre espaços: do mercado às ruínas, do antigo Ghetto à ilha, das ruas de Trastevere à vista elevada sobre a cidade.