O segundo dia em Roma começou com o Vaticano como destino principal. Tínhamos uma visita organizada, uma forma de atravessar um conjunto tão vasto sem perder o fio entre os museus, os antigos aposentos pontifícios e a Basílica de São Pedro.
O dia, porém, não ficaria limitado à Cidade do Vaticano. Depois da visita às suas coleções e aos seus grandes espaços, regressaríamos às ruas de Roma para visitar Castel Sant’Angelo e continuar por outros pontos da cidade.

Pelos Museus do Vaticano
A visita começou nos Museus do Vaticano. Logo à entrada, a cúpula de São Pedro surgia para lá dos edifícios, antecipando a escala do conjunto que iríamos percorrer. No interior, sucediam-se esculturas, mosaicos, galerias e paredes inteiramente cobertas por pintura.
Mais do que uma coleção organizada em torno de uma única época, os museus reúnem séculos de arte e de história. A passagem entre salas mudava constantemente de registo: da escultura clássica aos pavimentos decorados, das peças arqueológicas aos grandes corredores dos palácios pontifícios.





Um dos momentos centrais do percurso chegou nas Stanze di Raffaello. As quatro salas fizeram parte dos aposentos escolhidos pelo papa Júlio II no Palácio Apostólico e foram decoradas por Rafael e pela sua oficina durante as primeiras décadas do século XVI.
Aqui, a pintura deixa de ser apenas decoração e passa a definir por completo o espaço. As cenas ocupam paredes inteiras, prolongam a arquitetura real através de perspetivas imaginadas e reúnem figuras religiosas, históricas e alegóricas em composições de grande escala.
Na Stanza della Segnatura encontrámos a Escola de Atenas, uma das obras mais reconhecidas de Rafael. O fresco reúne filósofos da Antiguidade num cenário monumental, com Platão e Aristóteles no centro. A proximidade permitia observar não apenas o conjunto, mas também os gestos, as expressões e os pequenos grupos que dão movimento à composição.




A visita continuava a ser densa, e cada sala parecia exigir mais tempo do que aquele que uma única passagem podia oferecer. Ainda assim, o percurso permitiu compreender como estas obras se relacionam com os espaços para os quais foram criadas, em vez de surgirem isoladas numa galeria convencional.
Da Basílica à Praça de São Pedro
Depois dos museus, entrámos na Basílica de São Pedro. A dimensão do interior impõe-se de imediato, mas não resulta apenas da altura ou da extensão da nave. Colunas, mármores, esculturas, mosaicos e capelas sucedem-se num espaço onde a arquitetura renascentista e a intervenção barroca permanecem inseparáveis.
A construção da atual basílica começou em 1506, no lugar de uma igreja mais antiga associada ao túmulo de São Pedro, e prolongou-se por mais de um século. Bramante, Rafael, Michelangelo, Carlo Maderno e Bernini estão entre os nomes ligados às diferentes fases do edifício.
Junto a uma das capelas laterais encontrámos a Pietà, esculpida por Michelangelo ainda no final do século XV. A composição concentra-se no corpo de Cristo apoiado no colo de Maria, trabalhado no mármore com uma delicadeza que contrasta com a escala monumental de quase tudo o que a rodeia.

Mais adiante, sob a grande cúpula, o baldaquino de bronze de Bernini marca o altar papal e o lugar associado ao túmulo de São Pedro. As suas colunas torsas elevam-se dentro de um espaço já colossal, criando um ponto de referência entre a nave, o transepto e a abside.



Ao sair da basílica, a Praça de São Pedro oferecia outra leitura do mesmo conjunto. A colunata desenhada por Bernini organiza o espaço numa grande elipse e estabelece uma transição entre a fachada da igreja e a cidade. As quatro filas de colunas envolvem a praça, enquanto o obelisco e as duas fontes definem o seu eixo central.
Vista de diferentes pontos, a praça mudava de proporção. Junto à fachada, as colunatas pareciam abrir-se para receber quem chegava; mais longe, a basílica, a cúpula e o obelisco voltavam a formar uma única composição.




Castel Sant’Angelo e o Tibre
Deixado o Vaticano, o grande volume circular de Castel Sant’Angelo passou a dominar esta parte do dia. O edifício começou por ser o mausoléu do imperador Adriano, concluído no século II, e foi depois integrado nas defesas de Roma. Ao longo dos séculos tornou-se fortaleza, refúgio papal, residência e prisão, acumulando funções muito diferentes sobre a estrutura romana original.
Entrámos no castelo e subimos através dos seus vários níveis. A espessura das muralhas e a sucessão de passagens revelavam melhor a natureza defensiva do monumento, muito distante da função funerária para a qual fora inicialmente construído.
Nas zonas superiores, o edifício abria-se finalmente sobre Roma. O Tibre descrevia uma curva junto às muralhas e as pontes alinhavam-se sobre o rio; noutras direções, a cidade aparecia entre copas de árvores, fachadas claras e cúpulas.

Era uma perspetiva ampla, capaz de relacionar lugares que, ao nível da rua, pareciam pertencer a percursos separados. A posição elevada do castelo tornava visível a sua proximidade ao Vaticano e ajudava a compreender a importância estratégica que adquiriu na história papal.


Depois de descermos, voltámos à zona da Ponte Sant’Angelo. Construída na Antiguidade para ligar a cidade ao mausoléu de Adriano, a antiga Ponte Élio recebeu mais tarde a sequência de anjos que hoje acompanha a aproximação ao castelo. A partir daqui, a massa circular do monumento, coroada pela figura do arcanjo, recuperava toda a sua presença sobre o rio.
Outras praças, outra basílica
O dia prosseguiu pelo centro de Roma até Piazza del Popolo. A praça marca o encontro da Via del Corso, Via del Babuino e Via di Ripetta, as três ruas que formam o chamado Tridente. No centro ergue-se o obelisco Flaminio, rodeado pelas fontes com leões e enquadrado, de um dos lados, pelas duas igrejas gémeas.
Apesar da aparência simétrica, Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli não têm plantas iguais. A adaptação ao espaço disponível obrigou a soluções diferentes, disfarçadas pelas fachadas e cúpulas que, vistas da praça, parecem formar um par quase perfeito.


Foi uma passagem complementar num dia dominado pelo Vaticano e por Castel Sant’Angelo, mas mostrava novamente a forma como Roma organiza grandes perspetivas urbanas em torno de igrejas, fontes e monumentos antigos reutilizados.
O último núcleo do percurso foi a Basílica de Santa Maria Maggiore, no monte Esquilino. A igreja nasceu no século V, durante o pontificado de Sisto III, e conserva a estrutura de uma antiga basílica cristã apesar das muitas intervenções realizadas ao longo do tempo.
No exterior, a longa fachada lateral e a cabeceira contrastavam com a composição mais cenográfica da entrada principal. Lá dentro, a nave seguia entre duas filas de colunas até ao arco triunfal e ao altar, sob um teto de caixotões dourados. Mosaicos, pinturas e revestimentos de mármore revelavam sucessivas épocas sem apagar a clareza do espaço original.



Entre os museus e a basílica de São Pedro, as muralhas de Castel Sant’Angelo, as vistas sobre o Tibre e os últimos grandes espaços do centro, este segundo dia percorreu diferentes dimensões de Roma. Arte, religião, poder e transformação urbana cruzaram-se continuamente, muitas vezes dentro do mesmo edifício.
Ao final do percurso, o Vaticano já não era apenas a cúpula que se destaca no horizonte da cidade, e Castel Sant’Angelo deixara de ser apenas a fortaleza vista do outro lado do rio. Ambos tinham revelado parte das muitas camadas que Roma guarda por detrás das suas imagens mais conhecidas.