O National Mall deu-nos um percurso entre lugares de memória muito diferentes. Começámos no Lincoln Memorial, contornámos parte do Tidal Basin e continuámos por museus onde a história, a arte e a exploração espacial ocupavam o resto do passeio. Ao longo do caminho, a escala mudou várias vezes: de uma figura monumental a um nome gravado na pedra, de um jardim a uma cápsula espacial.

À volta do Lincoln Memorial
Subimos os degraus do Lincoln Memorial e entrámos no espaço da grande estátua sentada. Inaugurado em 1922, o memorial combina a figura do presidente com inscrições e pinturas nas paredes. Entre as colunas, o exterior continuava presente; junto à estátua, o enquadramento fechava-se sobre Lincoln e sobre os textos que o rodeavam.





Daí seguimos para o Vietnam Veterans Memorial. Aqui, o gesto de aproximação era diferente: os nomes sucediam-se numa superfície escura e refletora, ao alcance de quem caminhava junto ao muro. Passámos também pelo grupo de três soldados. As figuras e a parede constituíam duas formas distintas de representar a mesma memória, uma através dos corpos e outra através dos nomes.



No memorial da Guerra da Coreia, os soldados surgiam distribuídos pelo terreno, como um grupo em marcha. As dezanove figuras de aço inoxidável dialogam com a parede polida, onde aparecem rostos e reflexos. Percorremos este conjunto e a zona do espelho de água, sem perder a relação entre as esculturas e o jardim que as envolve.






Pelo Tidal Basin
O caminho levou-nos ao pequeno templo circular do memorial da guerra do Distrito de Colúmbia e, depois, ao memorial de Martin Luther King Jr. A figura de pedra de King sobressaía sobre o espaço aberto. O contraste com os conjuntos anteriores era visível: aqui, a atenção concentrava-se numa presença vertical e nas palavras inscritas à sua volta.






Junto à água, o horizonte abriu-se. O Tidal Basin permitia ver os monumentos à distância e perceber como este passeio ligava pontos separados por jardins e margens extensas.

Continuámos pelo memorial de Franklin D. Roosevelt, organizado numa sequência de espaços exteriores. As esculturas sobre a pobreza, os relevos e a água introduziam episódios e temas sociais na homenagem presidencial. Encontrámos também as figuras de Roosevelt com Fala e de Eleanor Roosevelt. Em vez de uma única sala ou estátua, o percurso fazia-se entre vários núcleos.










No Jefferson Memorial, voltámos à escala de um edifício com colunas. Vimo-lo primeiro do exterior e entrámos no espaço sob a cúpula, onde se ergue a estátua. A abertura para o Tidal Basin mantinha a paisagem ligada ao interior e oferecia outra perspetiva sobre o caminho que vínhamos a fazer.









Entre história e arte contemporânea
Passámos pelo Museu do Holocausto e entrámos no edifício. A arquitetura interior, com passagens e estruturas à vista, é uma das imagens que ficou desta paragem.


No Hirshhorn, a visita passou para a arte contemporânea. Atravessámos uma instalação azul, passámos por um espaço coberto de palavras e voltámos a encontrar o exterior no pátio circular. As obras alteravam a forma de ocupar as salas: nuns casos olhávamos para um objeto; noutros, estávamos dentro do ambiente criado pela instalação.





Da aviação ao espaço
Terminámos este percurso no National Air and Space Museum. Entre cápsulas, foguetões, aviões suspensos e interiores de cabinas, a visita avançou por diferentes maneiras de viajar e explorar. Os aparelhos podiam ser vistos de perto, mas o espaço das galerias também permitia comparar a sua escala.
Depois de um passeio dominado por memoriais, esta última visita trouxe máquinas, experiências e projetos de futuro para a narrativa do dia. A exposição sobre os irmãos Wright e os conjuntos dedicados ao espaço faziam parte dessa passagem entre o início da aviação e outros horizontes.









